Foi publicada nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Saúde a Portaria nº 706, que autoriza a Uopeccan a iniciar o transplante também de rins. A diretora Gladys Mari Rodrigues disse que esse é o desfecho de uma luta já um tanto antiga.
"A Uopeccan já faz transplante de fígado, então, fazer o transplante de rim seria a evolução natural. Nós conseguimos atender todos os requisitos de habilitação, em todos os seus aspectos legais, de estrutura e de equipe multiprofissional", destacou.
Durante o período do processo de validação, a Uopeccan seguiu todas as normativas previstas pelo Sistema Nacional de Transplantes. "A estrutura, nossos manuais, equipes e todo o cenário que é necessário foi avaliado pela coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Pontes. Ela veio fazer uma visita in loco e conheceu toda a nossa estrutura e potencial", ressaltou Gladys.
Para o presidente do Conselho Superior da Uopeccan, Ciro Kreuz, essa conquista é muito importante para todos. "Vamos otimizar a equipe que já temos, tanto de médicos, quanto nossa equipe de captação de órgãos. Quando eu otimizo a estrutura que eu tenho melhora as condições de manter a instituição. E claro, temos o nosso propósito maior que é beneficiar os pacientes e a comunidade, pessoas que ajudam a instituição. Afinal, quanto mais perto esse serviço estiver deles, mais qualidade de vida e garantia de atendimento a tempo, diagnóstico precoce e outros benefícios eles terão", disse. (Foto: iStock)