Mais de três mil famílias inscritas no Bolsa Família em Cascavel ficarão isentas das parcelas da casa própria
POLITICA
Publicado em 18/10/2023

Em Cascavel, 3.110 famílias serão beneficiadas e não precisarão mais pagar as parcelas. A Caixa Econômica tem até 30 dias para regulamentar as novas regras, já...

O Ministério das Cidades anunciou que famílias inscritas no Bolsa Família ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) estarão isentas das parcelas da casa própria, desde que essas casas tenham subsídio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). 

Em Cascavel, 3.110 famílias serão beneficiadas e não precisarão mais pagar as parcelas. A Caixa Econômica tem até 30 dias para regulamentar as novas regras, já que é o banco responsável pelos financiamentos do Minha Casa, Minha Vida. 

“Muitas vezes, essas famílias encontram dificuldades para o pagamento das parcelas, por menor que sejam elas. Com a isenção, elas poderão investir em outras prioridades, como alimentação, vestuário e ter um pouco mais de conforto. Isso leva dignidade às famílias”, avalia o prefeito Leonaldo Paranhhos. 

De acordo com o presidente da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), Vinicius Boza, serão beneficiadas famílias que residem nos residenciais Pazzinato (60), Quebec (128), Jaborá (280), Gralha Azul (497), Riviera (2.089) e Moradias Rurais no Assentamento Valmir Motta (56). 

A regra vale para novos contratos e dá isenção de parcelas para contratos antigos, mas nem todos os imóveis do MCMV poderão ter acesso ao benefício. A isenção é para a chamada Faixa 1 do programa e só será disponibilizada nas modalidades subsidiadas do MCMV com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). 

O Ministério das Cidades informou que, a partir da identificação pelo Agente Financeiro (Caixa ou Banco do Brasil) do enquadramento das famílias nas novas regras, elas serão automaticamente convocadas a comparecer à agência para concluir os trâmites formais necessários na quitação do imóvel. 

 

“O governo federal tomou uma decisão nobre e solidária ao isentar as famílias carentes do pagamento de suas prestações. Isso não é apenas uma pausa nas obrigações financeiras, esse recurso poderá ser utilizado nas outras necessidades básicas dessas famílias, como comprar comida e remédio”, diz Boza.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online