Maior produtor de tilápias do Brasil, e com a piscicultura em franca expansão, especialmente na Região Oeste, o Paraná está encontrando uma forma de fomentar ainda mais esse importante segmento do agronegócio.
No apagar das luzes do ano legislativo, a Assembleia aprovou projeto do deputado estadual Luiz Fernando Guerra garantindo a inclusão da carne de peixe na merenda escolar.
Assim que for colocada em prática, a medida vai garantir a cerca de 1 milhão de alunos uma alimentação mais saudável e nutritiva e aos piscicultores uma garantia ainda maior de lucratividade.
O projeto já foi sancionado e transformado na Lei 21.796/2023, que deverá começar a ser cumprida por mais de 2.100 colégios paranaenses três meses após sua publicação no Diário Oficial, o que está previsto para os próximos dias.
O peixe é um alimento rico em proteínas, ômega-3 e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes. Além disso, seu consumo regular está associado a benefícios como melhor aprendizado, concentração e memória.
De acordo com o Anuário Peixe BR de 2023, o Paraná respondeu por 194 mil das 860 mil toneladas de tilápia produzidas pelo Brasil todo no ano passado, o que gerou algo próximo de R$ 9 bilhões de receita. (Foto: Divulgação CNA)