Show Rural: Palestras reforçam preocupação com a influenza aviária no Paraná
AGRO
Publicado em 07/02/2024

Trinta e dois casos foram confirmados em aves silvestres no ano passado, de acordo com a Adapar

O Paraná é destaque na produção de aves, por isso, os cuidados com esses animais são extremamente importantes.

E o assunto não ficou de fora dos temas debatidos no Show Rural 2024. Palestras e reuniões são feitas diariamente para reforçar a prevenção contra a influenza aviária, considerando que o estado registrou um número preocupante de casos no ano passado.

Foram 32 registros em aves silvestres, de acordo com Otamir Cesar Martins, Diretor-Presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Já neste ano, até o momento, nenhum caso foi confirmado.

No aviário modelo da Coopavel, palestras frequentes sobre a questão da biossegurança em relação à influenza aviária são realizadas, principalmente, para informar os produtores sobre os riscos e evitar que o vírus chegue na avicultura comercial. "A primeira barreira [contra o vírus] é o produtor", declara.

Além disso, quem visita a feira percebe que nenhuma ave está exposta. Por questões de segurança, a exposição desse tipo de animal está proibida em todo o Paraná, através de uma portaria assinado pelo próprio Diretor-Presidente. "37% do que nós exportamos é da avicultura. Então, nós precisamos cuidar desse patrimônio", conclui.

Durante a tarde, às 14h, os cuidados com a suinocultura também foram debatidos.

 

Comentários

Chat Online