Está aberta a janela partidária
POLITICA
Publicado em 07/03/2024

Se você gosta de acompanhar a política local anote aí, pois as próximas quatro semanas serão de muitas novidades no âmbito dos municípios. É que a tal janela partidária, prevista na Lei nº 9.096/95 e que neste ano é válida apenas para vereadores, está começando exatamente hoje (7) e vai se estender até 5 de abril.

Como no Brasil há partidos para todos os gostos e interesses, é normal que tenhamos dias de muitas mudanças. Em Cascavel, por exemplo, fala-se na migração de 14 dos 21 vereadores, cada qual procurando se abrigar na sigla que melhor atenda seus planos de reeleição. Ideologia política, nessas horas, conta muito pouco, quase nada.

Mas engana-se redondamente quem pensa que é só aqui que isso vai acontecer. Afinal, em outubro os brasileiros voltarão às urnas para eleger 5.569 prefeitos, igual número de vice-prefeitos e mais de 58 mil vereadores. E isso que o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha (PE) não têm eleições municipais.

Voltando ao caso de Cascavel, na noite de segunda-feira (11) acontece no Black Cap Eventos, e não mais na Acic, o ato de filiação do deputado estadual e pré-candidato a prefeito Marcio Pacheco ao PP, um episódio que nada tem a ver com a janela partidária. O parlamentar, valer lembrar, obteve uma carta de anuência da executiva nacional do Republicanos para deixar esse partido sem correr o risco de perda do mandato. (Foto: Divulgação CMC)

Comentários

Chat Online