Cobra-coral é capturada dentro de sala de aula na Escola Ita Sampaio, em Cascavel
COTIDIANO
Publicado em 12/03/2024

Militares do Corpo de Bombeiros foram mobilizados na manhã desta segunda-feira (11)

Uma cobra-coral verdadeira foi capturada na Escola Ita Sampaio, no bairro Parque Verde, em Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã de segunda-feira (11). Ninguém ficou ferido.
 
Segundo o Tenente Lucas Delai, uma professora e alunos encontraram a cobra-coral dentro de uma sala de aula e acionaram a equipe do Corpo de Bombeiros.
 
"A cobra-coral ela não tem o comportamento agressivo de atacar. Se a pessoa não chegar perto e não mexer nela, o risco de ter um ataque de cobra-coral é bem baixo", afirma.
 
 
 
De acordo com a Secretaria de Educação, a educadora prontamente providenciou a retirada da turma de acordo com os protocolos do plano de abandono, até a chegada do Corpo de Bombeiros.
 
Os militares perceberam que os professores vigiavam a serpente de aproximadamente 50 centímetros, sem a presença de alunos no espaço.
 
Em relação à espécie, Lucas Delai disse que, em casos de dúvida, a corporação trata o animal como verdadeiro. "Para fazer a correta identificação de uma cobra coral, apenas um estudioso de ofídios que trabalha com isso teria que recorrer a uma chave dicotômica para identificar qual a espécie dela", comenta.
 
A unidade de ensino está localizada perto de uma área de mata, havendo a captura recorrente de serpentes no bairro devido ao calor. Após ser resgatada, a cobra foi devolvida à natureza.
 
Ainda segundo a Secretaria de Educação, as outras turmas foram mantidas nas salas para evitar pânico, considerando que o animal ficou sob supervisão no local onde foi encontrado.
 
Confira, logo abaixo, a nota da Secretaria de Educação na íntegra:
 
"A Secretaria Municipal de Educação informa que apesar do susto, por conta do aparecimento de uma cobra coral na Escola Ita Sampaio, a situação foi rapidamente controlada com a aplicação do Plano de Abandono, orientado pela Brigada Escolar, e em seguida com a presença do Corpo de Bombeiros, para a retirada segura do animal. 
 
A cobra foi encontrada em uma sala de aula, após a entrada dos alunos. Porém, a professora prontamente providenciou a retirada da turma de acordo com os protocolos do Plano de Abandono, até a chegada do Corpo de Bombeiros ao local.
 
As demais turmas foram mantidas em suas respectivas salas de aula como forma de evitar pânico, já que o animal ficou sob supervisão na sala onde foi encontrado, até sua retirada. Por este motivo, não há registro de grande movimentação na câmeras de segurança da unidade escolar."
Comentários

Chat Online