Indefinições gera expectativas para as eleições 2024 em Guaraniaçu
Pré candidatos estão trabalhando na viabilidade de seus respectivos nomes para a disputa da Prefeitura e Câmara de Guaraniaçu
Neste ano estaremos escolhendo o novo prefeito, vice-prefeito e vereadores que estarão a frente do executivo e legislativo do município apartir de 1° de janeiro de 2025.
Quanto aos pré candidatos para a Câmara Municipal, partidos como Podemos, MDB, PT, PSB, PL, PP e PSD e REPUBLICANOS dizem ter gente suficiente, incluindo 30% de mulheres para disputar nove cadeiras no legislativo. Se confirmada essa projeção, a expectativa é ter aproximadamente 70 candidatos e candidatas neste pleito, já que cada partido poderá lançar até 10 nomes, sendo 7 homens e 3 mulheres.
Outro detalhe importante, a cláusula de barreira que obrigava o partido a fazer 80% dos votos da legenda definida pelo número de votos válidos para conseguir eleger alguém caiu, voltando a ser as maiores sobras. Então partidos menores que estariam fora do pleito, agora podem voltar a acreditar na possibilidade de eleger vereador(a).
Já para o executivo, é sabido que três políticos bastante conhecidos dos eleitores pretendem disputar a eleição, trata-se do ex prefeito Ronaldo Cazela, MDB, do atual vice-prefeito José Gracioso, PL e Carlos Roberto Ferreira, ainda filiado ao MDB, mas que estaria migrando para o PSB, que teria o apoio do PP, que segundo consta, foi dado ao ex prefeito Luiz Moraes, que pode dar o vice da chapa encabeçada por Carlão.
Quanto a candidatos a vice, há bastante especulação, mas sem nenhuma definição, o que deverá acorrer somente nas convenções partidárias que acontecerão somente na segunda quinzena de junho e início de julho.
Pesquisas estão sendo feitas quase que semanalmente e a janela partidária que autoriza os atuais vereadores a mudarem de partido sem perder o mandato fica aberta até 05 de abril, até lá muita coisa pode acontecer, inclusive nomes poderão sair ou entrar na disputa.
Aguardamos os próximos lances. Façam suas apostas, porque o jogo está apenas começando.
Por Marcelo Corona.