Condutores que passavam pela BR-277, próximo de São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, voltaram a encontrar congestionamento na praça de pedágio. O problema foi registrado durante a manhã desta segunda-feira (25), no primeiro dia útil de funcionamento das cabines de cobrança, que passaram a operar no sábado (23).
No sábado (23) e no domingo (24), os condutores enfrentaram lentidão na região do pedágio. No sábado, o congestionamento no sentido capital obrigou a Via Araucária, concessionária que administra o trecho, a abrir as cancelas e liberar os motoristas do pagamento. A medida foi tomada por duas vezes de maneira momentânea.
A empresa informou, na ocasião, que o problema foi causado por obras na região que provocaram lentidão no trânsito. Depois que o tráfego diminuiu, a cobrança foi retomada. No domingo, a empresa informou que o congestionamento foi causado pela alta demanda de pagamento em cartão, que causou lentidão no processo de cobrança.
A fila no pedágio, no sentido interior, nesta segunda, durava ao menos 15 minutos durante a manhã. Motoristas que estavam impacientes buzinaram no congestionamento. Para quem depende a rodovia, a situação é complicada. A chef de cozinha Bruna Gomes contou que o pai dela precisa passar pela região para vir até a capital, e que ele já tem enfrentado dificuldade por conta da lentidão nas cabines de cobrança de pedágio.
A Via Araucária é a empresa responsável por 473 quilômetros de rodovias adquiridas no Lote 1 de estradas concessionadas no Paraná. O contrato para prestação de serviço iniciou em fevereiro, mas a cobrança da tarifa começou quase um mês depois. O diretor administrativo Tito Sasso, que vinha de Ponta Grossa para Curitiba, no sábado, falou da situação que encontrou.