A cidade de Cascavel recebe, de 14 a 19 de maio, a nova edição do FESTIN - Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná. O evento, que promove espetáculos teatrais para toda a família de forma gratuita, ocupará os parques, praças, calçadões e salas de teatro da capital do Oeste paranaense. A programação reunirá 25 apresentações de 10 companhias teatrais, vindas de diferentes estados brasileiros, assim como internacionais, do Uruguai, Argentina.
“Estamos preparando uma edição memorável, que encherá as ruas de Cascavel com muita arte e cultura. Tudo isso de forma gratuita e voltada para todas as idades”, comenta Bruna Bayley, diretora do FESTIN.
Os espetáculos selecionados para este ano apostam no campo teatral infanto-juvenil, navegando pelas aventuras fantásticas e por elementos que existem e (re)existem a partir das relações que os indivíduos constroem desde a pequena infância. “É na infância que a criança descobre o mundo, se relaciona, aprende a trocar com seus pares e nutrir relações que contribuem para a construção da sua noção de identidade e pertencimento. É a partir da jornada do herói ou heroína, que se aventuram diariamente na jornada da vida, que as crianças compreendem as etapas do amadurecer e, para o FESTIN, por meio deste conceito curatorial, queremos que os espetáculos dialoguem com este ideal, com aventuras fantasticamente prazerosas, superáveis e vívidas, em que a superação ocorre após uma jornada pessoal que as personagens devem atravessar durante a trama, em busca do autoconhecimento”, completa Bayley.
Importância do FESTIN reconhecida internacionalmente
A importância do FESTIN - Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná tem sido reconhecida não só por todo o Brasil como também internacionalmente, por sua curadoria, produção e formação de plateia. Além de passar em primeiro lugar no “Selo Paraná Festival” do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura -, o FESTIN foi convidado, por meio de sua diretora, Bruna Bayley, para participar de um dos mais reconhecidos festivais na Europa, o “Opening Doors Festival”, no País de Galles, sendo também o único festival infantil do Brasil que passou no “Programa Iberescena”, realizado na Espanha.