Vacinas salvam vidas. Não deixe de garantir essa prevenção. Neste sábado (13) tem “Dia D” de vacinação contra a gripe para grupos prioritários em Cascavel. A aplicação das doses acontecerá nas 38 unidades básicas da área urbana, das 8h às 17h, inclusive nas unidades que têm atendimento exclusivo para dengue. Na área rural, não terá ação.
Além da imunização contra a influenza, o público geral também poderá atualizar a carteirinha de vacinação com outras doses, como sarampo, pentavelente, covid, febre amarela e todas as outras do calendário de vacinação.
Dados
De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma estimativa de 2023 que aponta que mais de 131 mil pessoas se enquadram no grupo prioritário em Cascavel, inclusive 47 mil idosos, mais de 25 mil crianças e 18,4 mil pessoas com comorbidades. No entanto, a vacinação está baixa, uma vez que apenas 12 mil doses foram aplicadas desde o início da campanha no último dia 25, isso representa uma cobertura de apenas 12,87%, enquanto preconizado é imunizar 90% desse público. Por isso, garanta sua dose.
A orientação é aproveitar o dia para apostar na prevenção e se imunizar contra as doenças. As vacinas salvam vidas e são distribuídas de forma gratuita em toda a rede pública de saúde.
Gripe
Os estoques do município estão abastecidos, portanto, se não puder ir ao Dia D, procure uma unidade de saúde durante a semana, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde, com exceção das três exclusivas para a dengue: Tio Zaca, Ipanema e Nova Cidade.
A aplicação das doses, neste momento, é para todos os públicos prioritários. Confira:
- Idosos - Acima de 60 anos;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Professores;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas;
- Pessoas com doenças crônicas;
Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Os profissionais que fazem parte do grupo prioritário devem apresentar vínculo empregatício e pessoas com comorbidades podem apresentar exames ou prescrição médica.