Por meio de um painel interativo ofertado pelo Tribunal de Contas e que você pode acessar clicando neste LINK, é possível a qualquer pessoa comparar a evolução das políticas públicas implementadas nos 399 municípios do Paraná ao longo dos últimos dois anos. Os dados se referem a seis áreas essenciais: educação, saúde, assistência social, administração financeira, previdência social e transparência e relacionamento com o cidadão.
As informações referentes aos anos de 2022 e 2023 foram obtidas pelo TCE-PR a partir da aplicação de questionários com interlocutores municipais nas seis áreas avaliadas. A partir do exercício de 2022, esses questionários passaram a compor uma das etapas de análise do novo modelo de Prestação de Contas AnualMunicipal, implantado por meio do ProGov (Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo).
Dessa forma, ao encaminhar às câmaras de vereadores seus pareceres prévios sobre as contas anuais dos prefeitos, a Corte não opina mais somente a respeito da regularidade ou não da execução orçamentária e financeira dos recursos públicos municipais, mas também sobre a efetividade e a eficácia dos serviços essenciais prestados aos cidadãos. Além de oferecer informação qualificada aos gestores para a melhoria desses serviços, com a mudança o Tribunal busca fortalecer o Controle Social - a participação mais efetiva do cidadão na fiscalização da gestão pública.
Os interlocutores municipais responsáveis por responder os questionários eletrônicos enviados pelo TCE-PR são gestores e servidores diretamente ligados à execução das políticas públicas sob análise. Na área da educação, por exemplo, os interlocutores são os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas. Em 2023, um total de 21.698 interlocutores responderam os questionários, número 15% maior que o de 2022, que foi de 18.816.
GRÁFICOS E TABELAS
O painel interativo com o diagnóstico das políticas públicas avaliadas em 2023 foi elaborado pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização por meio da ferramenta Microsoft Power BI, a partir dos dados consolidados pela Coordenadoria de Gestão Municipal do Tribunal. Com ela, é possível apresentar as informações de forma amigável e de fácil interação, com o uso de gráficos e tabelas.
No mesmo painel está disponível um aprofundado relatório analítico da atuação municipal em cada questão. Nos dados relativos a 2023, a ferramenta aponta se houve melhora ou piora do indicador em relação ao ano anterior. Dessa forma, fica mais fácil para o cidadão avaliar o desempenho dos gestores do seu município, especialmente num ano eleitoral como é o caso de 2024.
GOVERNO DO ESTADO
E agora também há mais um canal para que a população tenha acesso às informações econômicas e sociais sobre o Governo do Paraná. É que Iparces e Celepar acabam de por no ar o Portal de Dados Abertos do Paraná, que você pode acessar clicando AQUI. (Imagem: Arte TCE-PR)