Bancada ruralista se solidariza com o RS, mas não cita crise climática
AGRO
Publicado em 10/05/2024

Parlamentares da bancada ruralista fizeram diversas postagens de solidariedade ao Rio Grande do Sul nesta semana, mas ignoraram a influência da crise climática como um dos fatores determinantes da tragedia

Um levantamento feito pelo instituto Democracia em Xeque mostra que as poucas menções aos fatores ambientais encontradas nas postagens são em tons irônicos e negacionistas. Não há declarações sobre a necessidade da adoção de medidas de preservação e prevenção a desastres. 

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), fez três postagens sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, uma delas em parceria com o grupo, solidarizando-se “com todos os brasileiros impactados pelas enchentes” no estado. A nota, porém, não cita a crise ambiental. 

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), presidente da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, é um dos que mais falaram sobre o tema nas redes sociais, mas também não defendeu o enfrentamento às mudanças climáticas. 

Já o deputado José Medeiros (PL-MT) criticou uma entrevista da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmando que ela “mente descaradamente sobre índices de desmatamento”. 

O instituto também monitorou as postagens dos deputados Maurício Marcon (Podemos), Sanderson (PL), Lucas Redecker (PSDB), Any Ortiz (Cidadania) e dos senadores Luiz Carlos Heinze (PP) e Hamilton Mourão (Republicanos), todos gaúchos e membros da bancada ruralista: nenhum deles mencionou a crise climática em seus perfis nas redes sociais. 

Medidas

Apesar do negacionismo sobre a crise climática, a Frente Parlamentar da Agropecuária propôs medidas para ajudar na reconstrução do estado, incluindo mudanças no seguro rural, condições especiais para o pagamento de dívidas e apoio financeiro aos comerciantes afetados. 

Um documento com as sugestões da bancada foi encaminhado aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda),  Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária). 

Comissão de Meio Ambiente

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Rafael Prudente (MDB-DF), fez uma única postagem sobre o Rio Grande do Sul, em que orienta sobre como doar para o estado. O parlamentar, no entanto, também ficou em silêncio sobre a crise ambiental. 

 

 

RS: após trégua, nova previsão de chuva coloca estado em alerta | Giro VEJA

 

Comentários

Chat Online