A Secretaria da Saúde concedeu oficialmente nesta sexta-feira (17) um aumento de recursos destinados ao Hospital São Lucas, de Cascavel, visando aprimorar os serviços de cardiologia de alta complexidade na região e cobrar a demanda deixada pelo antigo Hospital Salete.
O repasse mensal para custeio de procedimentos passará de R$ 1,1 milhão para R$ 4,1 milhões, ou seja, terá um incremento de 270% para garantir uma maior e melhor prestação dos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) na área.
Com isso será possível atender pacientes que antes eram transferidos a outras unidades de referência, como o Hospital Norte Paranaense, em Arapongas, no Norte do Estado. Embora o número de procedimentos dependa de alguns fatores, como demanda, estima-se que o São Lucas possa aumentar sua capacidade em cerca de 50 atendimentos em cardiologia por mês. Atualmente, a unidade realiza uma média de 360 procedimentos mensais.
"São recursos que reforçam a capacidade assistencial desta unidade, o que facilita não somente o processo de atendimento, mas garante mais conforto ao paciente. O governador Ratinho Junior nos deu a orientação de ampliar e levar o acesso dos serviços de saúde para as portas das pessoas e seguiremos cumprindo essa missão", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Outro benefício do novo custeio será a otimização do processo de atendimento, permitindo a diminuição de filas e garantindo maior acesso a serviços ofertados.
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, reforçou a importância do hospital para a região. "Quero agradecer ao Governo do Estado, que muda positivamente a realidade de todo o Paraná e de Cascavel. Estive no Hospital São Lucas e posso atestar que possui uma qualidade espetacular para atender cada vez mais os cascavelenses e todos que necessitem dos serviços ofertados.
Também participaram do ato o vice-prefeito Renato Silva, os deputados estaduais Márcio Pacheco e Oziel Batatinha; o diretor da 10ª Regional de Saúde, Rubens Gripe; o diretor clínico do São Lucas, Luiz Carlos Toso, além de prefeitos e demais autoridades da região.
O HOSPITAL
O Hospital São Lucas é reconhecido como uma referência em alta complexidade nas áreas de Cardiologia, Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Endovascular, Cirurgia Cardiovascular e Cirurgia Bariátrica. Sua atuação abrange a Macrorregião Oeste, que engloba 94 municípios, oferecendo atendimento especializado a uma vasta população. (Foto: Divulgação Sesa)