Conhecido por suas aparições sempre eficientes no noticiado da RPC TV, o jornalista Herivelto Oliveira se elegeu o 10º vereador mais votado de Curitiba em 2020, mas pelo visto não gostou da vida pública tanto quanto imaginava. Tanto assim, que decidiu não postular a reeleição no pleito de outubro próximo.
Antes disso, porém, ele está fazendo história não só com o exercício de um produtivo e único mandato de vereador, mas também como prefeito da capital de todos os paranaenses, pois assumiu a função interinamente nesta sexta-feira (31) e nela vai permanecer até 8 de junho.
Rafael Greca se licenciou para cumprir missão oficial em Buenos Aires, na Argentina, e o natural seria o vice Eduardo Pimentel assumir, mas este também viaja ao exterior. Próximos na escala sucessória, o presidente da Câmara, Marcelo Fachinello, e os vice-presidentes Tito Zeglin e Mauro Ignácio acompanham Pimentel em outra missão, na Espanha e na Itália.
Outros parlamentares na lista dos mais votados também teriam o direito à interinidade, mas como são candidatos à reeleição não puderam assumir. Com isso sobrou para Herivelto, por coincidência filho de um ex-servidor municipal curitibano.
"É uma satisfação muito grande assumir o cargo de prefeito. Meu pai infelizmente faleceu em 2012, mas ele estaria muito feliz sabendo que o filho dele chegou no cargo mais alto", comentou Herivelto ao tomar posse. (Foto: Divulgação PMC)