Além do emprego de novos ônibus para atender à demanda de nove linhas do transporte coletivo urbano, outra novidade entrou em vigor nesta segunda-feira (1º), em Cascavel. É a volta da fiscalização do EstaR (Estacionamento Regulamentado), só que não mais com as regras antigas.
Operado agora por uma empresa, cujo contrato foi fechado por R$ 6,5 milhões pelo período de 36 meses, o EstaR não será mais vigiado pelos fiscais que andavam o dia todo de cima para baixo com uma caneta e um bloco de notificações, mas sim com o uso de veículos equipados com câmeras capazes de fazer a leitura das placas dos carros estacionados, de duas em duas horas.
Cada usuário terá o direito de utilizar gratuitamente uma vaga pelo prazo de duas horas, que é o intervalo estabelecido para a filmagem das placas. Depois disso, terá que estacionar não só em outra vaga, mas também em outra quadra, do contrário estará cometendo uma infração.
O proprietário do veículo que for mantido por mais de duas horas da mesma vaga será notificado e poderá receber multa de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na carteira.
Neste primeiro momento a fiscalização está sendo feita com apenas um veículo, mas outros quatro serão disponibilizados num prazo de até 60 dias para assegurar que o estacionamento seja utilizado de forma racional. (Foto: Secom/PMC)