A semana começou com tempo estável em Cascavel, no Oeste do Paraná, com termômetros na casa dos 33°C. Para hoje na cidade a previsão é de máxima de 33°C, rajadas de ventos de até 37 km/h e umidade relativa do ar entre 30% e 57%.
Em Toledo as temperaturas variam de 21°C a 35°C, ventos de 38 km/h e a umidade relativa do ar varia de 23% a 52%.
Foz do Iguaçu terá máxima de 34°C, ventos de 35 km/h e umidade relativa do ar entre 32% e 79%.
Em Marechal Cândido Rondon o tempo fica estável, termômetros variando de 36°C a 23°C e umidade do ar entre 22% e 56%.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a segunda-feira (7) fica com muitas nuvens no Leste do Paraná, entre a RMC e o litoral, com garoa nos trechos da serra do Mar.
Na maior parte do interior teremos um dia de tempo estável, com predomínio de sol e com altas temperaturas. No oeste, noroeste e no norte paranaense as temperaturas passam dos 35°C em muitas cidades, com umidade relativa baixa à tarde. No extremo sul do estado não se descartam chuvas bem isoladas à tarde.
Nesta semana, conforme explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen, na terça-feira a temperatura chega a quase 39°C no Noroeste paranaense, o que favorece a formação de algumas tempestades em alguns setores do estado, como por exemplo em cidades que fazem divisa com Santa Catarina.
Ainda segundo Lizandro, antes da chegada da chuva, o céu fica esbranquiçado em praticamente todo o estado entre segunda e terça-feira em função das queimadas.
A partir de quarta-feira (9) ocorrem as mudanças de tempo mais expressivas. No Oeste e Sudoeste é possível ocorrer temporais e tempestades, pois áreas de instabilidade avançam rápido do Paraguai e Argentina.
Conforme o meteorologista, nesses locais podem ocorrer chuvas, raios, possibilidade de rajadas de ventos e eventual queda de granizo "muito típico de primavera, em função deste forte aquecimento que é muito expressivo nessas próximas 48h".
Na quinta-feira e sexta-feira a chuva se alastra para as outras regiões paranaenses. A quantidade de precipitação acumulada pode ultrapassar os 100 mm em áreas de fronteira com o Paraguai e Argentina e acumulados próximos aos 50 mm do Norte ao Leste do Paraná.
Redação Catve.com