Está programada para esta terça-feira (12), às 9h, no salão Nobre da Câmara dos Deputados, a entrega do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, que nesta 9ª edição irá reconhecer três entidades e outras três personalidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos. Lançado em 2015 e concedido anualmente pela Câmara, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília.
Na categoria Entidades, o prêmio será entregue ao Ecoparque Bairros Integrados, iniciativa dos empresários Francisco Simeão (Curitiba) e Luiz Bonacin (Londrina) que levou à implantação, em Cascavel, de uma fábrica automatizada de prédios com capacidade para produção de até 2.400 unidades habitacionais a cada 180 dias. As outras iniciativas a serem premiadas são o Programa de Mobilidade Sustentável, de Curitiba, e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos pelo compromisso de expandir e ampliar sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos.
Já na categoria Personalidades, serão homenageados o ativista Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas, pela promoção de atividades relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte nas favelas brasileiras; a engenheira civil Fernandha Batista da Silva, pela criação do modelo de gestão de sistema de saneamento para população carente em periferias e comunidades isoladas, aplicado em Pernambuco; e a ativista Marli Aparecida Carrara, pelas políticas públicas desenvolvidas na Bahia na área de habitação, desenvolvimento urbano, regularização fundiária e autogestão.
ECOPARQUE
Inaugurada em fevereiro deste ano, com a presença do governador Ratinho Junior e inúmeras outras autoridades, a fábrica de prédios de Cascavel permite a construção em grande escala de condomínios pré-moldados, inclusive com as partes elétrica e hidráulica embutidas. Com tecnologia alemã e robotizada, ela foi construída em uma área com 180 mil metros quadrados onde será levantado o primeiro bairro integrado do Brasil.
Maior projeto habitacional em curso no Paraná, o Ecoparque contará com 36 prédios de 15 andares, totalizando 4,3 mil apartamentos, além de creches, escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizante, unidade de saúde, posto policial, centros comerciais, bosques, vilas da cidadania, lago e jardins. Nele deverão morar cerca de 13 mil pessoas. (Foto: Jonathan Campos/AENPR)