Uma boa notícia para os paranaenses que convivem com as incômodas quedas de energia elétrica: ao longo deste ano a Copel vai investir pesado para instalar em toda rede de distribuição 2.600 religadores automatizados. A ação integra um plano de R$ 2,5 bilhões em investimentos e fará com que, na maioria dos casos, a luz volte em questão de segundos.
Esses sistemas são formados por dispositivos automatizados que atuam em caso de um desligamento e conseguem restabelecer o fornecimento de energia imediatamente a seguir. Em uma amostra avaliada em locais que já dispõem desses sistemas, o fornecimento de energia foi restabelecido em 86% dos casos de forma automática e rápida, antes do envio de uma equipe ao local.
"Estamos empenhados em unir o que há de mais moderno em soluções de automação de redes, pesquisa e inovação para levar energia de melhor qualidade ao consumidor", explica o superintendente de Operação de Distribuição da Copel, Francis Alencar Prado.
"Os números têm mostrado que os investimentos em tecnologia proporcionam grandes retornos e permitem que tenhamos uma rede cada vez mais robusta e confiável, reduzindo as faltas de energia para o nosso cliente. Esse é o foco do nosso trabalho", complementa.
Esses dispositivos identificam e isolam o local de origem do problema na rede elétrica. Por exemplo, quando uma árvore cai sobre a rede ou um veículo bate em um poste, o sistema atua para que apenas a região mais próxima do evento siga isolada até o reparo. Isso garante a segurança do entorno e o restabelecimento do fornecimento para os demais clientes atendidos por este mesmo circuito.
Atualmente, a Copel conta com 1.279 sistemas de reconfiguração automática instalados em todo o Paraná. Eles atendem aproximadamente 2,37 milhões de ligações da Copel no Estado, ou seja, 46% do total de clientes. (Foto: Divulgação Copel)