Deu mesmo a louca no tempo. Ontem (17), o Paraná registrou sensação térmica de nada menos que 59,9°C em Guaraqueçaba, 55°C em Antonina, 52,4°C em Paranaguá, 49,5°C em Cruzeiro do Iguaçu, 48,1°C em Cerro Azul, 47,7°C em São Miguel do Iguaçu e 47,6°C em Umuarama, e hoje (18), menos de 24 horas mais tarde, amanheceu com chuvas de moderadas a intensas em vários locais e alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para novos temporais.
Começou a chover logo cedo nas regiões Sudoeste e Oeste e isso deve se espalhar pela maior parte do Estado, com exceção apenas às regiões de Umuarama e Londrina. Menos mal que os alertas são apenas de "perigo" e "perigo potencial" e não de "perigo extremo". E assim deve ser pelas próximas 48 horas, contribuindo para reduzir as temperaturas, que vinham castigando a maior parte dos paranaenses.
De acordo com o Simepar (Sistema de Meteorologia do Paraná), a estimativa é de que a maior parte do Estado conviva com temperaturas na faixa dos 26 graus até quinta-feira (20), quando os termômetros voltarão a subir e alcançar uma média de 33 graus.
E nesta manhã a Defesa Civil do Paraná emitiu alerta para temporais válidos até próximo das 15h e válido para as regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul, Sudeste, Norte Central e Centro Ocidental. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)