O Ato Convocatório nº 09/2025, publicado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde e que pode ser conferido na íntegra clicando AQUI, vai contratar estabelecimentos de saúde habilitados para a oferta de cuidados integrados visando aumentar o acesso a serviços ambulatoriais especializados de forma regionalizada e reduzir as filas e o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos para os usuários do SUS.
A modalidade, lançada pelo Ministério da Saúde, é inovadora e teve a adesão do Governo do Paraná e dos 399 municípios do Estado. O objetivo é garantir um atendimento oportuno e de qualidade, facilitando diagnósticos e tratamentos ágeis, além de assegurar um processo eficiente de referência e contrarreferência entre os diferentes níveis de atenção à saúde. Com a implementação desse modelo, estima-se que sejam realizados mais de 730 mil atendimentos em 2025 em especialidades como cardiologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia.
"O Paraná tem se empenhado em buscar soluções para garantir um atendimento mais ágil e eficiente à população. Com as Ofertas de Cuidados Integrados, fortalecemos a regionalização da saúde, reduziremos o tempo de espera e proporcionaremos mais qualidade na assistência aos paranaenses", afirma o secretário Beto Preto. (Foto: Divulgação AENPR)