O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa nessa segunda-feira (7) que mostra que 56% dos brasileiros são contra a anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Dos 3.054 entrevistados, 37% são a favor da anistia para os crimes, 6% disseram não saber e 2% disseram ser indiferentes.
Já em relação às penas para os culpados, 36% consideram altas, 34% adequadas e 25% acham que devem aumentar.
O Datafolha realizou a pesquisa em 172 cidades brasileiras entre 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Em dezembro do ano passado, o levantamento mostrou que 33% eram a favor de anistiar os responsáveis pelos ataques, já o percentual de pessoas contra era maior, 62%.
Entre os entrevistados simpatizantes do PSOL, 90% disseram ser contra a anistia, enquanto 72% dos simpatizantes do Partido Liberal (PL), dizem que deveria haver anistia. Entre os petistas, o percentual foi de 68%.
Considerando os evangélicos, 40% aprovam a anistia e 50% são contra. A margem de erro para o grupo é de quatro pontos.
No domingo (6), 55 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram de um ato em São Paulo para pedir anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.