Bancada do PSOL na Alesp protocola pedido de impeachment contra Tarcísio de Freitas
Bancada do PSOL na Alesp protocola pedido de impeachment contra Tarcísio de Freitas
Por Administrador
Publicado em 21/07/2025 11:29
POLITICA
Para os parlamentares, o governador atacou a soberania nacional ao demonstrar apoio a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos

A bancada do PSOL na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) protocolou nesta segunda-feira, 21, um pedido de impeachment contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por ataque à soberania nacional ao ter demonstrado, no primeiro momento, apoio a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos, com vigência a partir de 1º de agosto.

O documento, ao qual a IstoÉ teve acesso, ressalta que espera-se do governador e entes federativos a conduta em favor do estado de São Paulo, e o respeito à soberania nacional e o livre exercício dos Poderes constitucionais.

“Na qualidade de governador do estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas se sujeita à legislação que tipifica os crimes de responsabilidade, Lei nº 1.079/1950. A incidência nestes crimes fundamenta os pedidos de impeachment, ou impedimento do governador em seguir atuando na referida função pública”, diz o pedido do PSOL.

Em outro ponto, o documento ressalta que o governador tentou interferir diretamente na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com os parlamentares, Tarcísio solicitou que o documento fosse liberado sob a justificativa que o capitão da reserva viajaria aos EUA no intuito de negociar a suspensão da tarifa.

“Para a bancada do PSOL, essa atitude representa tentativa de obstrução da Justiça e favorecimento de um investigado que poderia fugir do País e colaborar com articulações para o estabelecimento de sanções ainda mais gravosas ao Brasil pelo governo americano.”

Os parlamentares psolistas destacam que, apesar de Tarcísio não ter formalmente conduzidos tratativas com o governo de Donald Trump, suas condutas legitimando os “ataques estadunidenses” ultrapassou os limites da liberdade de expressão.

Com base nisso, a bancada solicita que a Alesp instaure imediatamente o pedido de impeachment contra o governador Tarcísio de Freitas. Segundo o artigo 49 da Constituição Estadual de São Paulo, é necessário que dois terços, ou seja 63 deputados estaduais, aprovem o pedido.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online