O governador Ratinho Junior vem de assinar a nomeação de mais 604 policiais civis para reforçar os quadros da corporação em todo o Estado. Serão 484 agentes de polícia judiciária, 40 papiloscopistas e 80 delegados aprovados em concurso público realizado em 2021. O reforço no efetivo consolida o ano de 2025 com a maior contratação da história da Polícia Civil do Paraná.
"É um momento emblemático para a segurança pública paranaense. A nomeação desses novos policiais civis representa o fortalecimento da investigação criminal, da resposta qualificada ao crime e da presença do Estado em todas as regiões. A atuação do governador Ratinho Junior tem garantido estrutura, valorização e resultado", reforçou o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
Para o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, as novas nomeações vão se refletir em uma maior capacidade de resposta e de investigação. "Trata-se de mais uma entrega concreta para o fortalecimento da Polícia Civil do Paraná. Em termos de resultados, o que visualizamos são mais investigações concluídas, mais crimes solucionados e respostas mais céleres à população", ressaltou.
O impacto financeiro estimado com as contratações em 2025 é de cerca de R$ 43,9 milhões, e o custo anual será de R$ 108,6 milhões.Os novos policiais devem iniciar o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil em agosto, com previsão de conclusão ainda neste ano para que, então, iniciem o trabalho nas delegacias em dezembro. A lotação de cada servidor será definida apenas ao fim da capacitação. (Foto: Gabrielle Sversut/Sesp)