Ao menos 220 áreas das chamadas faixas de domínio de rodovias paranaenses já têm sinal verde da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para serem plantadas por agricultores do Estado, desde que com culturas de baixa estatura (como soja e feijão), de forma a não prejudicar a visibilidade dos motoristas.
A decisão, por ora, é válida apenas para os 473 km do Lote 1 do novo pedágio, sob responsabilidade Via Araucária e que engloba os contornos Norte e Sul de Curitiba, bem como interligações entre municípios da Região Metropolitana e o trecho ligando a Capital à cidade de Guarapuava. Outras concessionárias deverão fazer o mesmo, mas sem prazo definido.
"É um projeto que está sendo trabalhado há mais de dois anos e claramente que algumas etapas foram superadas, primeiro com a ANTT. São trâmites que levam tempo. A iniciativa tem como objetivo principal a redução da emissão de gás carbônico", explica o presidente da concessionária, Sérgio Santillán.
O projeto validado pela ANTT vai facilitar a manutenção dessas áreas e, consequentemente, evitar o acúmulo de mato nas laterais dessas rodovias, o que dificulta a visibilidade por parte dos motoristas.
COMO OBTER AUTORIZAÇÃO
Antes de tomar a iniciativa de cultivar essas áreas, o agricultor precisará preencher cadastro disponível neste LINK, depois acompanhar a evolução da solicitação dentro do sistema. Todas as tratativas relativas ao tema serão realizadas dentro dessa plataforma e, no caso de mudanças que se fizerem necessárias, o interessado será orientado através de um e-mail previamente cadastrado. (Foto: Via Araucária)