Nesta quarta-feira (30/07) irá ocorrer, a partir das 20h, no campus da UNIOESTE em Toledo o lançamento local do Plebiscito Popular 2025. O evento visa apresentar propostas para a melhoria das condições de trabalho e justiça tributária no Brasil, promovendo um diálogo essencial com a comunidade. A entrada é livre e o convite é estendido a todos que desejam compreender as discussões em pauta.
O que é o Plebiscito Popular?
É uma ampla consulta nacional para conhecer a opinião da população sobre a jornada de trabalho exaustiva e a desigualdade na cobrança de impostos. O Plebiscito busca dar voz a essas inquietações e permitir que a população expresse sua posição por meio do voto.
Pautas do Plebiscito e que serão debatidas no evento:
•
Redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário e o fim da escala 6x1: A proposta busca garantir aos trabalhadores mais tempo para suas vidas, lazer, descanso e cuidados com a família, sem prejuízo financeiro. A jornada 6x1 é extenuante e prejudicial à qualidade de vida e à saúde mental. Em países desenvolvidos, jornadas de 40 horas ou menos e escalas como a 4x3 já são uma realidade, vistas como fatores de desenvolvimento econômico e social. A jornada de trabalho atual afeta desproporcionalmente as mulheres, que acumulam horas de trabalho não remunerado em casa e recebem salários menores. Defender a redução da jornada, sem redução de direitos, é também defender a família.
•
Taxação dos super-ricos para garantir a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$5 mil: O Plebiscito fomenta o debate sobre a justiça tributária, questionando o atual modelo. Atualmente, assalariados pagam, proporcionalmente, mais impostos do que aqueles que recebem lucros, dividendos e rendimentos de aplicações financeiras. A proposta é que, ao aumentar o imposto de renda dos 141 mil mais ricos, seja possível aliviar a carga tributária da maioria dos brasileiros, isentando do Imposto de Renda quem ganha até R$5 mil. Essa medida poderia gerar uma diferença significativa no orçamento da maioria da população. A proposta tem ganhado força, com 69% dos brasileiros já apoiando a taxação dos super-ricos.
Objetivos:
O Plebiscito Popular é uma oportunidade para a população expressar sua opinião e influenciar decisões em nível nacional. Em experiências anteriores, o povo brasileiro já se uniu para dizer "NÃO" à ALCA em 2002 e para debater a dívida externa em 1999. O Plebiscito já está acontecendo, tendo começado em 1º de julho e segue até 7 de setembro em todo o país. O resultado desta consulta será encaminhado ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.
Para mais informações e para saber como se engajar na votação, acompanhe as redes sociais em @PLEBISCITOPOPULAR
COORDENAÇÃO LOCAL DO PLEBISCITO POPULAR 2025
Adunioeste, ANDES, APLER, APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Toledo, Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) – Toledo, Federação PSOL/REDE – Toledo, GEOLUTAS, Mandato Dep. Fed. Elton Welter (PT), Mandato Vereador Fernando Nègre (PT), Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), PDT – Marechal Cândido Rondon, Sindicato dos Bancários – Toledo, Sinteoeste, SINDUTFPR, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, SINTRACON - Toledo, Unidade Popular (UP).