O deputado federal paranaense Zeca Dirceu pediu diretamente a Luiz Inácio Lula da Silva uma intercessão do Governo Federal junto às autoridades chinesas e europeias para a rápida reabilitação do comércio internacional da carne de frango brasileira. As compras foram suspensas temporariamente devido a um caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial do Brasil.
"Solicito a Vossa Excelência que sejam envidados esforços junto às autoridades chinesas e europeias para a rápida reabilitação do comércio de carne de frango brasileira, garantindo a segurança sanitária e a retomada das exportações, essenciais para o fortalecimento do setor e para a economia nacional", diz trecho do ofício encaminhado ao presidente na sexta-feira (8).
No documento, Zeca Dirceu reforça que a suspensão tem causado prejuízos expressivos à economia do País. "O Paraná, um dos maiores e mais relevantes exportadores de carne de frango do Brasil, encontra-se particularmente afetado por essa suspensão, o que reforça a necessidade de ações concretas para a retomada das parcerias comerciais com esses dois importantes mercados", completa Zeca Dirceu.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal, a China é o maior comprador da carne de frango brasileira, com embarques de 562,2 mil toneladas em 2024, cerca de 10,8% do total. Já a União Europeia é o sétimo principal destino das exportações nacionais, com mais de 231,8 mil toneladas comercializadas no ano passado, que representou 4,49% do total.
A carne de frango representa a segunda maior fatia das exportações do Paraná, com US$ 1,32 bilhão em 2024, o que representou um crescimento de 14,4% em relação ao ano anterior. Só a soja em grão superou esse valor, com US$ 1,47 bilhão. (Foto: Divulgação Sistema Faep)