Desde a última sexta-feira (15), está mais prático e seguro para os brasileiros fazerem suas compras do outro lado da Ponte da Amizade. É que as principais lojas e shoppings de Cidade do Leste passaram a aceitar o pagamento via Pix brasileiro.
Para que isso se tornasse possível, e dispensarem os brasileiros de andarem com volume expressivo de dinheiro no bolso, os comerciantes paraguaios tiveram que firmar parceira com uma facilitadora de pagamentos credenciada junto ao Branco Central do Brasil.
Os lojistas cobram o valor da compra em moeda local, na máquina de pagamento, e a conversão é automática. Assim, o consumidor vê na tela quanto deve em real e o valor vai para a plataforma de pagamento, que faz o câmbio de maneira automática e envia para o vendedor o valor já convertido.
Num primeiro momento a transação demora alguns minutos, pois exige que o comprador brasileiro preencha um cadastro mediante apresentação de um documento com foto, CPF e um comprovante endereço de e-mail válido. (Foto: Pixabay)