Inclusão social é um conceito amplo, vital para criar e manter ambientes diversos, harmoniosos e igualitários.
Com ela, é possível oferecer às pessoas de todos os grupos étnicos, culturais e socioeconômicos a abertura necessária para que participem plenamente na sociedade em que vivem sem barreiras ou preconceitos.
Ao longo das últimas décadas, o reconhecimento da responsabilidade da sociedade em promover a igualdade tem crescido gradativamente, mas ainda existem demandas altamente questionáveis, quando o assunto é exclusão social.
Neste contexto, o objetivo das medidas de inclusão é proporcionar oportunidades iguais para todos, independentemente de classe social, gênero, raça ou outra circunstância socioeconômica.
Para alcançar esses objetivos, as instituições governamentais desenvolveram estratégias baseadas no princípio da inclusão social para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis da sociedade.
O Estado brasileiro atribui tamanha importância ao tema que traz esculpido no bojo do texto constitucional o Princípio da Isonomia, reverbera que: art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, (…)
Sob efeito da herança intelectual grega, é possível reconhecer um tratamento diferenciado advindo do Poder Público, com a finalidade de proporcionar uma vida digna àqueles que não se encontram em pé de igualdade com os demais.
"Com tudo, assistimos na prática, ações equivocadas, pessoas sem formação ou conhecimento mínimo do que é inclusão social, atuam em entes federados, prefeituras por exemplo, tornando a política de inclusão social, em um assistencialismo rasteiro, promotor de vícios, ao invés de ser inclusivo. Politicagem eleitoreira com o setor e o dinheiro publico por exemplo. Dispensa detalhar".
Quando falamos de políticas públicas que visam a igualdade de seu povo, à primeira vista nos remetemos aos atos praticados em matéria administrativa, urbanística e cível, como por exemplo, leis visando a acessibilidade de portadores de deficiência, assistência social aos idosos, moradias, Exemplo: {Casas populares, Vila Rural é inclusão social verdadeira}. Boas escolas, educação de qualidade...
A Inclusão Social trabalhada na essência, em conjunto com outros setores, saúde, vigilância sanitária, educação. De imediato tem efeito na sociedade, visível nos índices como: Segurança pública, vandalismos entre outros...
Outro conjunto de feitos, de suma importância, também se encontra inserido nesse contexto, são os atos praticados objetivando a igualdade, com iniciativas de inserção, artes, esportes... Para que as pessoas sejam inseridas na sociedade! "O que é bem diferente da política de MANUTENÇÃO DA EXCLUSÃO, existente", com demagogia em marketing.
Não obstante haja uma vasta gama de políticas públicas inseridas no sistema brasileiro, incluindo benefícios fiscais que colocam o Brasil na 31ª posição no ranking dos países que oferecem melhor qualidade de vida e bem-estar de pessoas socialmente vulneráveis, "batemos na trave”, quando se trata de pôr em PRÁTICA esses benefícios!
Valendo-se de um tratamento “desigual”, os entes federados, {Prefeitos} principalmnte, colocam pessoas de capacidade contributiva reduzida, ou sem capacidade nenhuma, em pé de igualdade com profissionais, para aplicar na prática a inclusão social.
Adelar Arrosi.
É presidente do Diretório do PSDB e pré candidato ao 4° mandato a prefeitura de Ibema PR.