Quedas de Dominós
Opinião
Publicado em 24/03/2024

Vai ser candidato(a)?

Todos já ouviram aquela máxima dita por todos os especialista em política, em encontros, palestras, seminários e formação política. 

"Dinheiro é ótimo em campanhas eleitorais. Principalmente para perder as eleições".

Veja o que acontece com a sua campanha quando você pensa em fazer com dinheiro, favores pessoais, donativos em troca de votos. Fora da lei.

Independente do tipo de doação, de ajuda, como umas pessoas dizem. "Tá ajudando"? 

Se você der um botão a um eleitor, nenhum outro votará em você sem que você de um botão. 

Primeiro efeito de imediato. Uma verdadeira queda de dominós.

-A, mas os demais eleitores não ficam sabendo!

Ficam sabendo sim. Mais rápido de que você pensa, no mesmo instante. 

Muito mais agora, 98% dos eleitores pouco ou nada politizados fazem uso de watssap.

Com essa prática velha, insana, antiquada, suja e feia. Sua campanha perdeu a essência, a finalidade e principalmente a oportunidade de você contar para as pessoas quem você é. Falar do CONTEÚDO que você tem e explicar o que poderá fazer pela comunidade caso eleito(a), debater o futuro e mostrar a importância das suas idéias, dos seus projetos.

Deixa de iniciar uma história boa. Sua trajetória política será um vôo de galinha. 

Em poucos anos estará frustrado e vai culpar a postura dos eleitores. 

Pior: você cria vícios incuráveis, o eleitor sem instrução interpreta o donativo, (que nada mais é que a "compra e venda de voto"), proibido por lei, como uma prática normal na cabeça dele.

(No Brasil, 9,8 milhões de jovens, de 16 a 29 anos – ou "19,9% da população" dessa faixa etária – não concluíram a educação básica (formada pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio) e não freqüentam escolas, segundo dados da pesquisa Juventudes Fora da Escola, do Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho baseada em dados da pesquisa nacional por amostra de Domicílios do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. De 2022).

"O candidato propenso em prestar bons serviços no desempenho do mandato, tem obrigação em contribuir para a Educação, para o conhecimento das pessoas, já na sua campanha".

Com essa pratica errada, eu diria covarde, o candidato(a) dá uma larga contribuição para destruir uma comunidade, uma sociedade. Antagônico a tudo o que as escolas lutam para repassar aos educando para a formação das novas gerações.

Ex. Grande parte do atraso que vivemos em Ibema, devemos a essa prática infâmia feita por políticos despreparados, baixos, com o objetivo de ter na política unicamente uma fonte de renda como meio de sobrevivência próprio. Que absolutamente não é a finalidade dos cargos eleitos pela sociedade, eleitores.

Eventualmente embutidos no mandato, tais viventes, interpretam assim: bem, na próxima compra votos de novo, não precisa apresentar nenhum resultado coletivo, se sente sem compromisso com ninguém, até dizem pagamos os votos, não devemos obrigações e explicações a ninguém. Grande engano, um atestado de ignorância e má fé.

Adelar Arrosi é presidente do diretório municipal do PSDB em Ibema PR.

Comentários

Chat Online