Omar Bin Omran é um argelino hoje com 45 anos e que está no centro de uma das notícias de maior repercussão da semana. É que ele estava desaparecido há nada menos que 26 anos e foi encontrado trancado no porão da casa de um vizinho, na cidade de El Guedid.
Omran sumiu em 1998, no auge da guerra civil da Argélia, que causou centenas de milhares de mortes, e era dado como falecido pelos familiares, mas na verdade havia sido sequestrado por um vizinho, hoje com 61 anos e que foi preso pela polícia. Ele esteve o tempo todo a apenas 200 metros de casa.
De acordo com reportagem da BBC Brasil, ele disse em depoimento que ocasionalmente até conseguia ver membros de sua família do cativeiro onde ficou o tempo todo, mas não conseguia pedir ajuda porque seu sequestrador o convenceu de que ele estava sob "um feitiço".
Segundo relato do irmão da vítima nas redes sociais, o sequestro ocorreu devido a uma disputa por herança, mas as autoridades pretendem concluir toda a investigação antes de se pronunciar sobre isso. (Fotos: Reprodução BBC)