Caro Cesar Duran...
Opinião
Publicado em 24/06/2024

J. J. Duran

 

Revisitando arquivos do passado encontrei um escrito, não sei de quem nem para quem, que me fez sentir o que a pureza do pensamento representa neste mau momento que estou vivendo.

Dizia o texto: "Se os amigos chegaram e partiram, esqueça que vieram ou foram. Simplesmente escreva ao além sobre a vida que não tiveram".

O Bom Judeu carregou desde meu nascimento uma pesada cruz com a qual alberguei, num velho casarão desta pacata aldeia chamada Cascavel, 15 pássaros feridos pelo abandono materno e social.

Trazido pelas mãos do Pai Eterno numa chuvosa madrugada de outono, vieste como os outros, sem que nos importássemos de que ventre ou por que razão, para ocupar a cadeira vazia que o rio misterioso chamado vida e morte havia deixado ao levar em suas águas a Daniela.

Neste difícil momento provocado pelo abandono fraternal que estou vivendo junto com sua mãe Ana Maria, lembro que tua voz sempre se alçou na mesa da família para passar uma mensagem de agradecimento a Deus pelo que tínhamos.

Nos momentos de incerteza fostes, meu querido "brasileirito", convocando a todos os teus irmãos para não desfalecer na busca de um amanhã melhor.

Muitas vezes encontrei tua mãe abraçada a teu retrato, que mandastes desde longe com a frase "Para você, mas com amor".

Seres como você chegam e partem e é sempre difícil pensar que não mais voltarão. Escrevo-te estas breves palavras nesta madrugada, num tempo em que a desesperança começa a reavivar em mim as velhas angústias de um estrangeiro solitário.

Levastes em sua viagem para a eternidade a solidão e brumas de uma vida bordada de fracassos.

Dê-me tua mão jovem, límpida e fraterna para que eu possa seguir caminhando na busca da porção do Paraíso sobre o qual sempre falamos.

Descansa em paz, querido Cesar, e se mantém firme para, quando for a hora escolhida por Deus, receber esse velho gringo a quem sempre chamastes para dizer "pai, te quero muito". (Crédito: Depositphotos)

 

J. J. Duran é jornalista, membro da Academia Cascavelense de Letras e Cidadão Honorário de Cascavel e do Paraná

Comentários

Chat Online