O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), Luiz Fernando Pereira, anunciou que solicitará ao Ministério da Educação (MEC) o fechamento de seis cursos de Direito no estado.
Em entrevista ao Bem Paraná, ele afirmou que essas instituições oferecem formação deficiente e possuem baixos índices de aprovação no Exame da Ordem, caracterizando, segundo ele, um “estelionato educacional”.
Pereira está finalizando uma lista inicial com seis cursos de Direito no Paraná, cujos egressos apresentam um índice extremamente baixo de aprovação no Exame da Ordem, requisito obrigatório para a atuação como advogado.
Pereira destacou que essa é apenas a primeira lista e que novas recomendações de encerramento de cursos poderão ser feitas futuramente. Durante a entrevista, também mencionou a intenção de reduzir o valor da anuidade paga pelos advogados a partir de 2026.
O advogado Luiz Fernando Pereira é natural de Cascavel, e assumiu a presidência da OAB-PR há três meses, após vencer as eleições de novembro de 2024 com 48% dos votos.