Menu
“EMENDA SHOWS” A NOVA MODALIDADE DE CORRUPÇÃO DE PREFEITOS E DEPUTADOS!
“EMENDA SHOWS” A NOVA MODALIDADE DE CORRUPÇÃO DE PREFEITOS E DEPUTADOS!
Por Administrador
Publicado em 30/12/2025 11:56
CORRUPÇÃO
“EMENDA SHOWS” A NOVA MODALIDADE DE CORRUPÇÃO DE PREFEITOS E DEPUTADOS!

Por: Carlos Cardeoli 

#DdpPress.

SUSPEITAS DE CORRUPÇÃO: Levam a PF e GAECO a colocar em curso uma devassa inédita sobre a distribuição de dinheiro do governo federal e estadual aos municípios do Paraná. 89 prefeitos paranaenses já foram denunciados, mas as investigações miram um número bem maior de deputados, prefeitos, vereadores, promotores de eventos e artistas. 

A DENÚNCIA: Contra 89 prefeitos paranaenses, acendeu um sinal amarelo sobre uma nova modalidade de corrupção em curso no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa do Paraná: investigações que correm em sigilo na Polícia Federal, Procuradoria Geral da República e no Tribunal de Contas apontam que boa parte dos recursos pagos pelo Tesouro Nacional e estadual às emendas parlamentares, cujo montante é superior ao que o governo maneja para investimentos no País e estado, estaria sendo desviada num esquema envolvendo deputados e prefeitos e promoter de shows artísticos em várias regiões do nosso estado do Paraná.

É A CHAMADA “RACHADINHA” Das emendas parlamentares”, o modus operandi agora seguiria a mesma regra de partilha, ou seja, os deputados suspeitos apresentam as emendas e combinam com os prefeitos uma propina pedindo porcentagem que, pelo menos no que foi descoberto até agora, pode chegar até 25% dos valores. 

FONTES OUVIDAS: Informaram que o grosso do dinheiro escorreu durante vigência do ano em curso (2025). As suspeitas apontam para a eclosão de um dos maiores esquemas de corrupção já descobertos no estado, alavancado pelo empoderamento financeiro dos parlamentares, que manejam um orçamento gigante, cada um deles, conta uma fatia estimada em milhões de reais para aplicar onde e como quiserem. O maior problema aí é a precária fiscalização dos órgãos de controle.

O FIO DESSA MEADA: Começou a ser puxado quando a PF e GAECO passou a investigar o destino de milhões de reais enviados pelos deputados do sudoeste e oeste paranaense às prefeituras. Um dos detalhes que chamaram a atenção foi o fato de um conhecido deputado da região ter apresentado emendas de milhões com shows artístico. Isso é permitido pela nova configuração legal sobre a distribuição do dinheiro de emendas, engenhosamente articulada pelos deputados federais e estaduais.

O TOTAL DE PROPINA: Pedido por um deputado ao prefeito seria absurda, conforme depoimento de um prefeito ouvido pelo GAECO e polícia FEDERAL. Ele contou ter sido chantageado pelos parlamentares, que teriam exigido 25% do valor que seria liberado, mas que não aceitou. Para a polícia, a tentativa de corrupção é crime. O Paraná tem 399 munícipio e todos, sem discriminação, poderiam ser contemplados com emendas de bancada ou as famigeradas Pix, de difícil rastreabilidade.

O FATO: É que na disputa pelo dinheiro público o jogo é bruto. É muito difícil manter essa partida “dentro das quatro linhas”. Quem está no campo quer mesmo é ganhar, com ou sem a ajuda do árbitro, e obedecer às regras parece ser um detalhe não muito relevante para tais "autoridades". Nesse caso a torcida precisa ajudar, não pode ficar só assistindo. Vai ter de entrar em campo, numa luta que é permanente e não vai acabar tão cedo. 

Com - Diário do Paraná.

Comentários

Chat Online