Confira o passo a passo para ter a experiência mais segura, principalmente com passageiros que não estão acostumados a andar de motocicleta
ABS, CBS e ESP são alguns entre uma dezena de componentes eletrônicos e mecânicos classificados por siglas que garantem mais segurança para a pilotagem de motos. Mas mesmo motociclistas experientes, com os modelos mais modernos do mercado, não estão isentos dos perigos do trânsito, sobretudo circulando com garupa.
Um estudo publicado em setembro pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) revelou que o SUS gastou em torno de R$ 279 milhões para tratar pacientes que se acidentaram em motocicletas entre março de 2020 e julho de 2021. Neste período, 308 mil motociclistas foram hospitalizados.
A Harley-Davidson promove o programa global Riding Academy para auxiliar seus clientes na busca por uma condução mais segura. Os especialistas em segurança da marca divulgam algumas dicas importantes para circular com garupa, ainda mais se o passageiro não estiver acostumado com motocicletas.
Vestimenta
É de extrema importância que o garupa esteja utilizando as mesmas roupas e equipamentos que usaria se estivesse pilotando a motocicleta. As jaquetas mais comuns, por exemplo, têm reforços para garantir mínima proteção em caso de queda, além de serem impermeáveis para os dias chuvosos.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ainda determina que profissionais que operem com motofrete ou mototáxi tenham sinalizações retrorefletivas em suas vestimentas. E segundo o artigo 252, inciso IV do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido pilotar motocicleta com calçado que não seja firme aos pés, como sandálias.
Pilotar ou ser transportado de moto sem capacete é uma infração grave que pode resultar em multa de R$ 293,47 e na suspensão imediata da CNH. Essa é uma das várias infrações que tiram o direito de pilotar na hora. Também vale ficar atento à altura do garupa. Se ele não for alto o suficiente para colocar os pés no apoio, o condutor também será autuado e poderá perder a CNH.
Subindo na motocicleta
A Harley-Davidson recomenda que o piloto já esteja acomodado na motocicleta, com o motor ligado, quando o garupa for subir. Após ele se acomodar, é indicado que segure na alça do banco do passageiro ou na cintura do piloto.
Pilotando com garupa
A presença do garupa muda uma série de dinâmicas na motocicleta. O centro de gravidade – em outras palavras, o ponto de equilíbrio do piloto com a motocicleta – é posicionado para trás por conta do peso extra do passageiro. Dessa forma, a dianteira da motocicleta fica mais leve e as respostas de aceleração e frenagem ficam mais lentas.
Para mitigar este efeito, a Harley-Davidson sugere que o garupa olhe por cima do ombro do piloto na direção de cada curva. Ou seja, se a curva é para a esquerda, o passageiro deve olhar para essa direção para garantir mais equilíbrio e estabilidade.
Além disso, é ideal que o garupa se incline na mesma direção do motociclista, e não o contrário. Os pés devem ficar sempre fora do chão, mesmo nas paradas de semáforos.
Descendo da motocicleta
Chega a ser óbvio, mas a comunicação entre motociclista e garupa deve ser clara para evitar acidentes. O passageiro só deve deixar a motocicleta quando autorizado pelo piloto. Em nenhuma circunstância isso deve ser feito em movimento.